Apreensivas com
COMENTÁRIOS NEGATIVOS, normalmente as empresas se esquecem de responder os
POSITIVOS. Seja na grande imprensa ou nas redes sociais, os leitores e consumidores têm espaço para opinar sobre todo e qualquer assunto. A todo instante, há
CRÍTICAS e ELOGIOS a empresas, sobre a qualidade de produtos e a eficiência de certos serviços.

Lembre-se: opiniões são importantes para o
DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO e todas devem ser respondidas. Ao replicar um comentário de qualquer usuário de rede social ou de um visitante em seu próprio website, uma empresa demonstra
COMPROMETIMENTO, seriedade e proatividade. Por sua vez, o agente emissor da crítica fica satisfeito ao ter um feedback da corporação e receber a devida atenção. Na internet, essa atitude faz parte do processo de interação.
Mas, para responder um comentário, a empresa precisa definir um
POSICIONAMENTO e uma
LINGUAGEM. É essencial agradecer a opinião emitida mesmo que negativa, fornecer informações complementares, ressaltar o VALOR DA MARCA e mostrar-se preocupado com a
SATISFAÇÃO DO CLIENTE.
Para encontrar a linguagem que condiz com o negócio, a empresa deve avaliar a
REPERCUSSÃO do comentário, o setor em que atua e sua
POSTURA CORPORATIVA. Responder é uma boa ferramenta para atrair novos clientes. Os consumidores potenciais normalmente visitam as
REDES SOCIAIS e certos sites antes do ato da compra. É nesse momento que têm o
PRIMEIRO CONTATO com a empresa e observam o nível de satisfação de outros consumidores.
Outro ponto importante é
ESPALHAR os bons comentários na web. Gerar interatividade e manter um
CONTATO PERMANENTE com os seguidores é uma estratégia muito eficaz. Também é uma tática selecionar embaixadores da MARCA para ampliar a divulgação na internet. Comece agregando o público interno, passe a convidar amigos, fornecedores e clientes mais próximos. Quanto maior o número de seguidores, mais pulverizada será a
MENSAGEM. Com isso, mais pessoas conhecerão sua empresa.
Fonte: Como Usar a Mídia a seu Favor, por Paulo Piratininga.
Marcos Soares é Gerente Comercial na
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