quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Devo responder todos os comentários?

Apreensivas com COMENTÁRIOS NEGATIVOS, normalmente as empresas se esquecem de responder os POSITIVOS. Seja na grande imprensa ou nas redes sociais, os leitores e consumidores têm espaço para opinar sobre todo e qualquer assunto. A todo instante, há CRÍTICAS e ELOGIOS a empresas, sobre a qualidade de produtos e a eficiência de certos serviços.
Lembre-se: opiniões são importantes para o DESENVOLVIMENTO CORPORATIVO e todas devem ser respondidas. Ao replicar um comentário de qualquer usuário de rede social ou de um visitante em seu próprio website, uma empresa demonstra COMPROMETIMENTO, seriedade e proatividade. Por sua vez, o agente emissor da crítica fica satisfeito ao ter um feedback da corporação e receber a devida atenção. Na internet, essa atitude faz parte do processo de interação.
Mas, para responder um comentário, a empresa precisa definir um POSICIONAMENTO e uma LINGUAGEM. É essencial agradecer a opinião emitida mesmo que negativa, fornecer informações complementares, ressaltar o VALOR DA MARCA e mostrar-se preocupado com a SATISFAÇÃO DO CLIENTE.
Para encontrar a linguagem que condiz com o negócio, a empresa deve avaliar a REPERCUSSÃO do comentário, o setor em que atua e sua POSTURA CORPORATIVA. Responder é uma boa ferramenta para atrair novos clientes. Os consumidores potenciais normalmente visitam as REDES SOCIAIS e certos sites antes do ato da compra. É nesse momento que têm o PRIMEIRO CONTATO com a empresa e observam o nível de satisfação de outros consumidores.
Outro ponto importante é ESPALHAR os bons comentários na web. Gerar interatividade e manter um CONTATO PERMANENTE com os seguidores é uma estratégia muito eficaz. Também é uma tática selecionar embaixadores da MARCA para ampliar a divulgação na internet. Comece agregando o público interno, passe a convidar amigos, fornecedores e clientes mais próximos. Quanto maior o número de seguidores, mais pulverizada será a MENSAGEM. Com isso, mais pessoas conhecerão sua empresa.
Fonte: Como Usar a Mídia a seu Favor, por Paulo Piratininga.
Marcos Soares é Gerente Comercial na

Nenhum comentário:

Postar um comentário